quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dois pontinhos voam voam...

A nossa selecção não conseguiu melhor que um empate a zero com a Albânia, esse país que muitos portugueses nem devem saber onde fica (para esses é ali um país banhado pelo Adriático que faz fronteira com a Grécia, Macedónia e Sérvia). O resultado é péssimo, a exibição também, a atitude de alguns jogadores então nem se fala...

Aí sou muito sincero, o resultado não foi o que me chocou mais. O que mais me afectou a marmita foram algumas atitudes de alguns jogadores. O João Moutinho, que fez uma bela exibição na Suécia, pareceu andar ali desaparecido e fez dois remates, um para a bela pedreira de Braga, o outro na atmosfera... O Hugo Almeida nem sei quantos golos falhou... O Nani falha aquele golo incrível... O Quaresma precisa de mais seis/sete meses com o Mourinho para aprender a jogar com a equipa... O Ronaldo... bem o CR7 não pode ser sempre o salvador da pátria...

Mas precisamente o "nosso" novo menino de ouro. Aquela atitude de se revoltar perante o público é imperdoável... Aceita-se que um jogador que está a jogar mal, numa equipa que não marca um golo à Albânia que jogou 50 minutos com 10, tem motivos para ter uma atitude daquelas? Claro que não, foi das coisas que mais me irritou no jogo, mais que o resultado... Meninos mimados que ganham fortunas e se auto-intitulam os melhores do mundo e depois não aceitam uma crítica não podem existir...

Mas pior ainda foi a atitude do maior dirigente do futebol português, Gilberto Madaíl. Então o senhor deu-lhe vontade de fazer um "chichi" a cinco minutos do fim, depois de falharmos mais um golo???? E viu o resto do jogo na televisão??? Por amor de Deus, eu se tivesse pago bilhete, aguentava o chichi mais cinco minutos, mas pronto, isso sou eu... Ele não pagou bilhete, podemos sempre ir por aí...

Depois Carlos Queiroz. Gosto dele, acho que merece uma oportunidade destas, e acho que é cedo para fazermos estas projecções... Achei uma grande falta de respeito falhar a "flash-interview" da TVI, e a justificação então ainda foi pior... Mas também não faço já a "cova" ao mister. Acho que resultados destes não se aceitam, mas também acredito que vamos estar no Mundial, porque Suécia e Dinamarca não são potências, também hão-de perder pontos nos jogos que restam...

Todos os jornais desportivos tinham hoje alguma referência ao Felipão Scolari (ESTAMOS FARTOS, dizia o Record...). Tipicamente português, criticar o actual com o passado, o que não está cá é sempre melhor que o que está... E por isso gostava de recordar alguns resultados das últimas campanhas efectuadas pelo senhor Scolari:

Mundial 2006:
Liechtenstein - Portugal, 2-2 com 0-2 ao intervalo;
Portugal - Liechtenstein, 2-1 com 0-1 ao intervalo;

Euro 2008:
Polónia - Portugal, 2-1;
Arménia - Portugal, 1-1;
Portugal - Polónia, 2-2;
Portugal - Sérvia, 1-1;
Portugal - Finlândia, 0-0.

Não quero dizer com isto que o Scolari era mau e que este resultado foi bom. Temos que estar agradecidos a Scolari, e o resultado de ontem foi péssimo. Acho apenas que noutras campanhas tivemos maus resultados e não foi por isso que não nos apurámos. Contra a Dinamarca fizemos um grande jogo, contra a Suécia fizemos um bom resultado, por isso podemos lá chegar.

Eu acredito, e só espero que os portugueses também...

Sem comentários: